quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Rainha do Blues Janis Joplin!








A muito foda Janis Joplin! Desculpa mas pra quem já escutou a voz da Janis Lyn Joplin sabe porque expressei dessa forma. Essa foto  dela tomando uma bebida, bem ao estilo Janis, tirada no festival de música de Woodstock em 1969. de acordo com várias fontes,o desempenho de Janis teve um impacto muito negativo por seu uso prolongado e uso de drogas durante o dia.


BIOGRAFIA
 
 Nascida em 19 de janeiro de 1943, em Port Arthur, Texas, Janis Joplin desenvolveu um amor pela música desde tenra idade, mas sua carreira nunca decolou até que ela entrou para o Big Brother em 1966. Seu álbum CheapThrills foi um enorme sucesso, mas causou discórdia entre Joplin e da banda. Joplin em  segundo álbum solo tornou-se seu maior sucesso, mas ela morreu de uma overdose acidental antes de ser lançado. 


Enquanto crescia em Port Arthur, Texas, Janis Joplin desenvolveu um amor pela música em uma idade jovem. Ela mostrou a promessa como uma performance enquanto cantava no coro da igreja.

Primeiros anos de vida

  Nascida em 19 de janeiro de 1943, em Port Arthur, Texas. Desbravar novos caminhos para as mulheres no rock, Janis Joplin chegou à fama no final dos anos 1960. Ela cresceu em uma pequena cidade do Texas conhecida por suas ligações com a indústria do petróleo com um horizonte salpicado de tanques de petróleo e refinarias de petróleo. Durante anos, Joplin se esforçou para escapar desta comunidade e passou ainda mais tempo para tentar superar suas memórias de seus anos difíceis lá. Desenvolver o gosto pela música em uma idade adiantada, Joplin cantou no coro de sua igreja como uma criança e mostrou alguma promessa como um performer. Ela era apenas uma criança até 6 anos de idade quando sua irmã Laura nasceu. Quatro anos depois, seu irmão Michael chegou. Joplin foi uma boa aluna e bastante popular até por volta dos 14 anos, quando alguns efeitos secundários da puberdade começou a perturba-lá. Ela tem acne e ganhou algum peso. Na Thomas Jefferson High School, Joplin começou a se rebelar. Ela evitou as meninas com moda popular "do final dos anos 1950, muitas vezes optando por usar camisas masculinas e calças ou saias curtas. Enquanto ela gostava de se destacar da multidão, Joplin também se viu alvo de algumas provocações e um assunto popular na usina da escola rumor. Ela foi chamado de "porco" por alguns, enquanto outros diziam que ela era sexualmente promíscua. Joplin, eventualmente, desenvolveu um grupo de amigos que compartilhou seu interesse pela música e da Geração Beat, que rejeitou as normas padrão e enfatizou a expressão criativa Jack Kerouac e Allen Ginsberg foram duas das principais figuras do movimento. 

 

 Janis Joplin

                               

                       Primeiros interesses musicais

  
Musicalmente, Joplin e seus amigos gravitavam em torno de blues e jazz, admirando artistas como Leadbelly . Ela também foi inspirado pelo lendário vocalista de blues Bessie Smth e Ma Rianey e Detta , uma figura de liderança no início do movimento da música folk. O grupo também freqüentado locais da classe trabalhadora bares da Louisiana perto de Vinton. Por seu último ano do ensino médio, Joplin tinha desenvolvido uma espécie de personalidade -  menina durão que gostam de beber e ser ultrajante. Após terminar o ensino médio, Joplin se matriculou na Lamar State College of Technology, na cidade vizinha de Beaumont. Lá, ela passou mais tempo saindo e bebendo do que em seus estudos. No final do semestre, Joplin deixou a escola. Ela pegou alguns cursos de secretariado, em Port Arthur College e se mudou para Los Angeles, no verão de 1961. Este primeiro esforço para ficar longe de casa falhou, e ela voltou a Port Arthur e seus estudos na Lamar por um tempo. Em 1962 Joplin vai estudar na Universidade do Texas em Austin. Lá, ela começou a se apresentar em folksings - casuais encontros musicais onde qualquer pessoa pode realizar - no campus e em um clube local com o Waller Creek Boys, um trio musical no qual estava com amigos. Com seu estilo de cantar forte, corajosa, Joplin espantou muitos membros da platéia. Ela era diferente de qualquer outro branco vocalista feminina na época - ícones populares Joan Baez e Judy Collins eram conhecidos por seu som suave. Joplin lutou para torná-la como cantora. Ela interpretou alguns shows - até mesmo  no Festival Folk 1963 Monterey - mas sua carreira nunca decolou. Ela foi para Nova York por um tempo, esperando ter mais sorte lá, mas sua bebedeira e uso de drogas ficou no caminho.  Aterrorizada de sua provação, Joplin teve uma mudança de sua música e seu estilo de vida em noitadas. Ela vestiu-se de forma conservadora, deixou cabelos compridos, muitas vezes em um coque bagunçado, e fez tudo que podia para aparecer certinha. Mas a vida convencional não era para ela, e seu desejo de prosseguir os seus sonhos musicais não podia ficar submerso por muito tempo. Joplin lentamente voltou aos palcos e foi recrutada pelo amigo Travis Rivers para participar de uma San Francisco psicodélica banda de rock chamada Big Brother in the Holding Company, que era gerido por um outro amigo de longa data Chet Helms no momento.




Durante seu tempo na Universidade do Texas em Austin em 1960, Joplin começou a se apresentar em folksings no campus e em locais local. Sua voz única ganhou a atenção logo no início.



  
Big Brother

   
 Em 1966, Joplin retornou a San Francisco para um teste para o Big Brother, que consistia de James Gurley, Dave Getz, Albin Pedro, e André Sam. O grupo fazia parte da florescente cena musical de San Francisco do final dos anos 1960, que também incluía bandas como Grateful Dead. Eles ficaram impressionados com Joplin e queria que ela se juntasse ao grupo. Em seus primeiros dias com o Big Brother, ela só cantou algumas músicas e tocava pandeiro no fundo. Não demorou muito para que Joplin assumiu um papel mais importante no Big Brother. Sua aparição no Festival Pop de Monterey agora lendário, em 1967, trouxe maior aclamação, especialmente sua versão de "Ball and Chain" (que foi originalmente feita pelo famoso R & B lenda Big Mama Thornton). A maioria dos elogios, no entanto, com foco nos vocais incríveis de Joplin. Toda esta atenção causado alguma tensão entre Joplin eo resto da banda. Depois de ouvir Joplin em Monterey, o presidente da Columbia Records Clive Davis quis contratar a banda. Albert Grossman, mais tarde entrou como empresário da banda e foi capaz de tirá-los de um outro contrato de gravação que eles tinham assinado anteriormente com a gravadora Mainstream. Seu primeiro álbum para a Columbia foi um enorme sucesso. O álbum Cheap Thrills foi bem sucedido (1968)  foi um desafio a fazer e causou ainda mais problemas entre Joplin e seus companheiros de banda. A banda foi usada para tocar ao vivo em um estilo desleixado. Joplin supostamente sentiu como o grupo estava começando a retê-la profissionalmente. Logo após a sua liberação em agosto 1968, o álbum recebeu um disco de ouro ele apresentava "Piece of My Heart" e "Summertime". Estas canções ajudaram a reputação de cimento Joplin como umq cantora de rock original . A capa do álbum havia sido projetado pelo famoso cartunista R. Crumb.

                                                       
                                                          Capa do Cheap Thrills


Joplin esforçou-se em deixar o Big Brother, devido a estreita relação que teve com os membros do grupo. Ela cantou com eles pela última vez em dezembro de 1968.
 

                                                                      
Carreira Solo

 
 Joplin lutou com sua decisão de deixar o Big Brother, que tinha sido como uma família para ela por um tempo. Mas ela finalmente decidiu romper com a banda e seguir seu próprio caminho. Joplin tocou com Big Brother pela última vez em dezembro de 1968. Esforço da Joplin veio o primeiro solo, I Got Dem Ol 'Kozmic blues Again Mama! (1969), com Kozmic Blues Band, recebeu críticas mistas. Algumas das canções mais memoráveis da gravação foram "Try (Just a Little Bit mais duras)" e "To Love Somebody", um cover do Bee Gees uma 'sintonia. Fora da música, Joplin parecia estar lutando com álcool e drogas, incluindo o vício em heroína. Infelizmente, o próximo álbum de Joplin seria seu maior sucesso, mas também o seu passado. Ela gravou Pearl com a banda Full Tilt Boogie e escreveu duas de suas canções "Move Over" e "Mercedes Benz".

                                             Morte e legado

   
 Depois de uma longa luta contra o abuso de drogas, Joplin morreu de uma overdose acidental de heroína em 4 de outubro de 1970, em um hotel em Hollywood. Preenchido pelo produtor de Joplin, Pearl foi lançado no ano seguinte e rapidamente se tornou um hit. O single "Me and Bobby McGee", que foi escrita por Kris Kristofferson , alcançou o topo das paradas. Apesar de sua morte prematura, as canções Joplin continuam a ganhar novos fãs e inspirar outros artistas. Inúmeras coleções de suas canções foram lançadas ao longo dos anos, incluindo In Concert (1971) e Box of Pearls (1999). Em reconhecimento de suas realizações significativas, que foi introduzida no Rock and Roll Hall of Fame em 1995 e recebeu um póstumo Recording Academy Lifetime Achievement Award nos Grammy Awards em 2005. A vida de Janis Joplin foi o tema de muitos livros e documentários, incluindo Love, Janis (1992), escrito por sua irmã Laura Joplin. Esse livro foi transformado em uma peça de mesmo título.
 
 
 

 
 

 

























Nenhum comentário:

Postar um comentário